O movimento luterano de renovação espiritual teve início no Brasil na década de 70 dentro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB. O objetivo da renovação espiritual nunca foi de sair da IELB, mas de promover despertamento e renovação espiritual no meio da Igreja. Após muita resistência por parte da IELB, os luteranos renovados foram convidados a se retirarem do seu meio. Com isso, os renovados começaram uma tentativa de se organizarem, contudo houve uma grande dificuldade de se criar uma unidade a nível nacional. Depois de muito tempo de tentativas frustradas no início do ano de 2003 foi criado o Espaço Esperança - Igreja da Renovação Luterana do Brasil e a Associação de Igrejas de Renovação Luterana englobando a grande maioria de Igrejas de Renovação Luterana existentes no Brasil, com a proposta clara de preservar as doutrinas fundamentais do luteranismo, somadas ao despertamento e renovação espirituias. Hoje esse trabalho está atuando em várias cidades no Brasil e exterior.
A IGREJA
Porque Somos Luteranos?
1) Somos Luteranos porque acreditamos nas colunas estruturais da reforma protestante*.
* Colunas estruturais da reforma.
A reforma foi estruturada sobre três colunas: SOLA ESCRIPTURA; SOLA FIDE e SOLA GRÁTIA.
a) Somente a Escritura - Por que somente a escritura?
Porque em lugar do genuíno leite espiritual, era fornecido ao povo espiritualmente sedento e moribundo, instruções nas lendas e vidas dos santos e nas tradições de uma igreja sem rumo espiritual definido. Periodicamente crescia o numero dos decretos papais e de enovações. E assim, tradições e os decretos da igreja foram colocados ao lado e mesmo acima das Escrituras. Romperam a exclusividade da Escritura, em lugar da revelação divina, puseram a opinião humana. E por temor a verdade, proibiram a leitura da Bíblia.
Quando a verdade da Palavra de Deus se apodera da vida de Lutero, defendendo-a, ele negava à autoridade humana o direito de estabelecer artigos de fé e condenava a Igreja Romana por não só ter criado doutrinas contrárias à Bíblia, mas também leis, preceitos e regulamentos para a vida e conduta do cristão. Nem Papas, nem concílios tinham o direito de fazê-lo. A Bíblia é suficiente, completa, revelada e inspirada por Deus. A Escritura é a única fonte de doutrina e norma de fé e vida para o cristão. E finalmente ressalta que para conhecermos a Cristo e sermos salvos, há apenas uma fonte de orientação: A Bíblia. Se não pudermos confiar plenamente nas Escrituras já não poderemos ter nenhuma fonte segura para a certeza da nossa salvação, como registrado em João 10:35...” a escritura não pode falhar”..
b) Somente pela Fé - Por que somente pela fé?
Porque a ausência de fé gera temor e incertezas. Porque a falta de fé conduz a uma religião onde a criatura se auto-sacrifica com o fim de obter a graça e misericórdia divina. Porque onde não há fé em Cristo, aí brotam milhares de crendices e superstições. Este era o quadro da Igreja na idade media. Como já falamos, Lutero encontrou em Ro- manos 1:17 que o justo viverá por fé. De posse desta passagem em seu coração, confessa:¨ Fique feliz, pois se me abriu agora a Escritura Sagrada e o próprio céu¨. Senti-me como renascido e sentia que estava passando por uma porta estreita para o paraíso. O Espírito Santo nos dá o presente, o dom, chamado fé. A fé é qual mão que recebe o presente que Deus nos oferece em Cristo: PERDÃO, VIDA e SALVAÇÃO.
c) Somente pela Graça - Por que somente pela graça?
Porque todos os seres humanos pecaram, sendo, por isso, culpados diante de Deus e estão debaixo da maldição da lei, merecendo a morte. Abandonado a si mesmo, é absolutamente impossível ao ser humano alcançar sua própria salvação, pois pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Salvação pelo mérito de nossas próprias obras é impossível. Logo, a graça é necessária para que sejamos salvos. A salvação é decorrente única e exclusivamente da graça divina, sem nenhum merecimento por parte da humanidade decaída e pecadora. A ênfase se dava em razão da doutrina católica vigente de que as boas obras ajudariam na salvação do homem. Colocada assim, seria uma mistura de confiança na graça de Deus e confiança no mérito de suas próprias obras, comportamento este chamando pelos protestantes de sinergismo. Não fazem as boas obras uma bom cristão, mas um bom cristão faz boas obras.
A posição bíblica da reforma é a de que a salvação é inteiramente condicionada a ação da graça de Deus, ou seja, só a graça através da regeneração promovida pelo Espírito Santo em conjunto com a obra redentora de Cristo Jesus. Assim, sendo, a graça de Deus não é fantasia ou possibilidade, mas fato divinamente revelado.
Retirar qualquer um dos pilares da reforma, o edifício reforma, desaba.
2) Somos Luteranos porque acreditamos nas principais características do luteranismo.
Características do Luteranismo
As principais características do luteranismo são suas doutrinas bíblicas que se diferem de muitas denominações que confundem doutrinas com costumes. Portanto, as doutrinas luteranas são totalmente fundamentadas na Palavra de Deus, a Bíblia.
É impossível falar aqui sobre todos os aspectos doutrinários luteranos.Entretanto, existem alguns que são fundamentais na vida cristã e que não podemos abrir mão.
a) Doutrina da Salvação - A salvação é inteiramente pela graça de Deus, por intermédio da redenção em Jesus Cristo.Todos os seres humanos pecaram (RM 3:23), sendo , por isso, culpados diante de Deus (RM 3:19) e estão debaixo da maldição da lei (GL 3:10), merecendo a morte (RM 6:23). Abandonado a si mesmo, é absolutamente impossível ao ser humano alcançar sua própria salvação, pois pelas obras da lei nenhuma carne será justificada (RM 3:20).
Salvação pelo mérito de nossas próprias obras é impossível. Logo, a graça divina é necessária para que sejamos salvos.
b) Doutrina do Batismo -O batismo-instituiçao divina é permanente. Foi instituído por Cristo para ser administrado na Igreja até o fim dos tempos. Em Mateus 28.18-20 vemos que Cristo ordenou o batismo, que deve ser administrado por seus discípulos (Ide, vós), com os quais prometeu estar “até a consumação dos séculos”. O Batismo é, pois, ordenança permanente, e as igrejas que abandonaram o batismo alegando que se destinava apenas à igreja primitiva, anulam uma clara ordem de Jesus e violam uma instituição fundamental da Igreja Cristã.
As crianças devem ser batizadas porque certamente estão incluídas em “todas as nações”. Assim como não podem ser excluídas do termo “nações”, tão pouco devemos ousar excluí-las do batismo. Deus não as excluiu na antiga aliança, por que as exluíria na nova?.
c) Doutrina da Ceia do Senhor - Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão, deu aos discípulos, e lhe disse que comessem o pão. De modo que os discípulos realmente comeram o pão. Todavia, Cristo disse ao dar-lhes o pão: “Isto é o meu corpo oferecido por vós”. Por isso, segundo as palavras do Senhor, não foi apenas pão que os discípulos tomaram e comeram, mas, justamente com o pão, tomaram e comeram o corpo de Cristo. Para a presença do corpo de Cristo em, com e sob o pão absolutamente não havia outra prova de evidencia além das palavras do Mestre: “Isto é o meu corpo”. O mesmo é verdade quanto ao vinho, que é o sangue de cristo.
d) Doutrina da Santificação - palavra “SANTIFICAÇÃO”, às vezes, é usada em sentido mais amplo, como em II Tessalonicenses 2.13: “Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”. Aqui o termo compreende a obra toda do Espírito Santo, pela qual ele conduz o pecador à vida eterna. Todavia, também é usada em sentido mais restrito, como em 1 Tessalonicenses 4.3 “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição”, etc. Aqui o termo evidentemente se refere apenas àquela parte ou fase da obra do Espírito pela qual incita e dirige os crentes a levarem vida santa, que chamamos de poder santificador da fé.
A santificação da vida começa no coração. Por natureza, o ser humano tem mente carnal e é inimigo de Deus ( Romanos 8.7). Mas pela fé, aprecia e aceita as bênçãos da graça de Deus. Criam-se assim em seu coração gratidão e amor a Deus. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4.19). Sua atitude para com Deus esta tomada.
Essa mudança do coração, de inimizade em amor, também traz mudança da mente com respeito às coisas da vida. Sua visão da vida e sua valorização das coisas terrenas estão mudadas ( Filipenses 3.7,8) e sua afeição se dirige às coisas do alto (Colossenses 3.2).
Por amor a Deus, sua mente não mais está posta nas obras da carne, que a Deus aborrece, mas nas coisas do Espírito, que são agradáveis a Deus (Romanos 8.5). Odeia o que antes amava; ama o que antes odiava. Por causa das bênçãos recebidas de seu Deus, não se conformará com o seu mundo, mas transformar-se-á pela renovação de sua mente, para experimentar qual seja a boa e agradável vontade de Deus (Romanos12.2). Assim a atitude moral do ser humano é radicalmente mudada. Moralmente ele se tornou nova criatura (2Coríntios 5.17). Esta mudança e renovação interior são a essência da santificação.
3) Somos luteranos por que acreditamos nos ideais do Dr. Martinho Lutero e da reforma protestante
Os ideais de Lutero.
a) Colocar a Bíblia na mão do povo. Lutero enfrentava muitas lutas, entretanto arrancou, libertou a Bíblia das algemas e a colocou aberta, na língua do povo; a pregação do evangelho, do perdão dos pecados pelo sangue de Cristo tão clara como só no tempo dos apóstolos fora ouvida.
b) Redirecionar a vida da Igreja, resgatou a herança apostólica que estava sendo escamoteada, negada e desconsiderada pela estrutura eclesiástica do século XVI. Foi abraçado à Escritura que a voz de denúncia de Lutero tentava cabrestear aos trilhos da verdade essa instituição que, desgovernada, rolava à solta arrebanhando erros, multiplicando abusos, atropelando o genuíno Evangelho.
c) Levar o homem à liberdade. E para isso Lutero elaborou manuais de ensino e para justificar a elaboração desses manuais ele afirma: “a lamentável e mísera necessidade experimentada recentemente, quando também fui visitador, é que me obrigou e impulsionou a preparar estes manuais ou doutrinas cristãs nesta forma breve, simples e singela. Meu Deus quanta miséria não vi! O homem comum simplesmente não sabe nada da doutrina cristã, especialmente nas aldeias”.
d) Trazer a Igreja de volta à missão. Ao chamar a Igreja de volta ao Evangelho, Lutero a estava chamando de volta à missão, a grande obra de levar o Evangelho de Cristo a todas as nações. Quando Jesus diz: Ide por todo o mundo e pregai a toda criatura, Ele não quer que ninguém seja excluído. Em um de seus sermões sobre o SL 117 Lutero diz: “Se todos os povos devem louvar a Deus, antes disso todos devem pertencer a Deus e, para isto, todos precisam conhecê-lo e crer nele, precisam ouvir sua palavra e receber o Espírito Santo, que pela fé, irá purificar e iluminar seus corações. Se eles precisam ouvir a palavra, então pregadores devem ser enviados para lhes anunciar a palavra de Deus. Assim, onde houver gentios, ali o Evangelho deverá chegar e trazer as pessoas ao reino de Cristo”.
e) Resgatar o sacerdócio de todos os crentes. Era um desafio ao sistema sacramental de Roma. Em um terceiro panfleto, “Sobre a liberdade do homem Cristão”, Lutero atingia diretamente a teologia da Igreja Romana, ao afirmar o sacerdócio de todos os crentes como resultado da fé pessoal em Cristo.
Porque somos renovados?
a) Somos renovados por que enfatizamos a obra do Espírito Santo, seu poder e seus dons para a Igreja de nosso tempo, algo esquecido pelo luteranismo atual.
b) Somos renovados por que acreditamos na necessidade de uma renovação constante através da ação poderosa do Espírito Santo que encha a vida dos pastores e a vida do povo de Deus, aumente o fervor da oração, encha as igrejas vazias, traga os jovens a Deus, faça o povo cantar como nos tempos antigos um “cântico novo”, aumente o amor para com a Palavra de Deus, aumente as ofertas para o trabalho de Deus, conserte as destruídas vidas das famílias, dê-nos uma pátria mais livre, mais justa e mais abençoada.
c) Somos renovados por que queremos resgatar nesta época pós-modernidade os princípios, as doutrinas, bem como os ideais de Lutero. Assim sendo, os princípios e doutrinas luteranas precisam sair da teoria para serem vividas na pratica. Os ideais de Lutero não podem ser esquecidos ou apagados com o passar dos anos. As colunas de sustentação da Reforma precisam ser renovadas no coração dos luteranos pois acreditamos que é somente a Escritura, é somente pela fé e somente pela graça.
d) Somos renovados por que acreditamos que os ideais de Lutero precisam ser restaurados na Igreja de nosso tempo.
I) O ideal de Lutero era colocar a bíblia na mão do povo e para isso trabalhou na tradução da mesmo. O ideal da Renovação Luterana é fazer com que o povo leia, estude e medite na bíblia.
II) Lutero queria redirecionar a vida da Igreja, resgatando a herança apostólica. O ideal da Renovação Luterana é resgatar a herança resgatada por Lutero.
III) O ideal de Lutero era levar o homem à liberdade através do estudo da Bíblia. O ideal da Renovação Luterana é restaurar essa liberdade através de manuais de estudos programados e que auxiliam cada pessoa no crescimento espiritual.
IV) O ideal de Lutero era trazer a igreja de volta à missão. O ideal da Renovação Luterana é restaurar esse ideal, já que o luteranismo no Brasil nunca foi missionário. Veio para o Brasil para atender ou assistir espiritualmente os imigrantes alemães e assim o seu crescimento tem sido por casamento e natalidade e muito pouco ou quase nada por missão. O testemunho deixa muito a desejar. Do luteranismo sempre dizem: “É igual à igreja católica”. E a triste realidade é que doutrinariamente, no papel, o luteranismo é muito diferente do catolicismo. Porém na vida diária não existe diferença.
V) O ideal de Lutero era resgatar o sacerdócio universal de todos os crentes. O luteranismo adotou o clericalismo onde os pastores que “sabem tudo” são pagos pelos leigos “que não sabem nada”, para fazer todo o trabalho da igreja. A renovação Luterana quer resgatar o sacerdócio universal de todos os crentes, onde a igreja é um corpo, um organismo vivo que funciona com dons concedidos por Deus e o Ide do Senhor Jesus é para todos indistintamente.